quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Celebração do Dia da Consciência Negra no terreiro da Casa-grande do Infincado




Representantes da Associação Malungo de Produções Artísticas e Culturais, Fundação Balceiro de Cultura Popular, Irmandade de Penitentes do Genezaré e GRUNEC (foto acima), Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação de Assaré, EEIEF Joaquim Neco da Costa e EEIEF Pe. Orlando Tavares além de uma grande quantidade de moradores das comunidades rurais do Genezaré participaram na manhã de hoje de uma celebração presidida pelo Pe. Vileci Vidal em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Pelo segundo ano consecutivo o evento ocorre no terreiro da Casa-grande do Infincando em terras que um dia pertenceram ao Barão de Aquiraz, grande latifundiário, proprietário de escravos e político cearense de grande influência durante o Período Imperial.

A celebração foi repleta de simbolismo e momentos de reflexão sobre o papel de negros e negras na construção do Brasil.

O terreiro, cenário da exploração de homens e mulheres julgados e julgadas pela cor da pele, foi transformado num palco de valorização da liberdade, conseguida somente pela força de resistência dos explorados e exploradas durante parte marcante da nossa história.