sábado, 1 de maio de 2010

Livro em homenagem a Patativa do Assaré conta com a colaboração de membro da Associação Malungo de Produções de Artísticas e Culturais


Foi lançado recentemente o livro Patativa do Assaré – Poeta Universal, organizado pelo Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que conta com uma série de artigos escritos por estudiosos da vida e obra do poeta Patativa do Assaré.


A obra, além dos textos mencionados, contém entrevistas feitas com D. Inês e Geraldo, filha e filho do Poeta-pássaro do Assaré. Cícero Garcia, membro da Associação Malungo de Produções Artísticas e Culturais, fez parte da equipe responsável pelas entrevistas e teve seu nome citado na lista de colaboradores da publicação.


Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu em 05 de março de 1909 em Serra de Santana, comunidade rural que está distante 18km da sede do município e faleceu na sua terra natal em 08 de julho de 2002.


Patativa é reconhecido mundialmente pela sua capacidade crítica ao analisar a sociedade e rapidez impar de raciocínio na sua construção poética. Além disso, era exímio conhecedor da variedade que compõe o universo da poesia. Tudo isso tendo frequentado escola por apenas seis meses.


A Associação Malungo de Produções Artísticas e Culturais presta também aqui sua homenagem a esse homem que nunca abandonou suas raízes camponesas e deu exemplo de que das comunidades rurais surgem uma riqueza artístico-cultural que merece ser valorizada e divulgada.


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrê
Não nego meu sangue, não nego meu nome.
Olho para a fome , pergunto: que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré