sexta-feira, 16 de abril de 2010

Membros da Malungo Produções ministram oficinas que resultam em documentário protagonizado por Mestre da Cultura Popular Brasileira

Mestre Chico fotografado por Cícero Garcia.

Parte da equipe da Associação MALUNGO de PRODUÇÕES Artísticas e Culturais realizou uma série de oficinas promovidas pela Fundação Balceiro de Cultura Popular - Ponto de Cultura Memória das Tradições Juninas, cujo produto material foi o documentário de curta-metragem "Na Rua do Campo" que descreveu um pouco da vida e reconhecimento do talento do Mestre Chico Paes.

Francisco Paes de Castro, Mestre Chico Paes, nasceu em 23 de outubro de 1925 em uma comunidade rural do município de Assaré. De familia de músicos, Seu Chico aprendeu a tocar harmônica de oito baixos, conhecida popularmente como pé-de-bode, com apenas nove anos de idade e rapidamente começou a animar as noites sertanejas do Estado do Ceará ao lado de seu mestre, incentivador e pai, João Paes.

Mestre Chico Paes, pelos relevantes servidos prestados à cultura brasileira, recentemente, foi selecionado para receber o Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel do MinC (www.cultura.gov.br) e reconhecido oficialmente como Tesouro Vivo da Cultura cearense no V Encontro de Mestres do Mundo ocorrido na cidade de Limoeiro do Norte - CE (www.mestresdomundo.art.br/ ou www.secult.ce.gov.br).

As oficinas foram ministradas pelos seguintes membros da equipe Malungo Produções: Anyelle Brito (linguagem cinematográfica), Girlândia Vieira (fotografia), Karina Valdevino (Produção) e Rodrigo Brasil (edição).

O roteiro e a direção do documentário é de Cícero Garcia.

A oficina de roteiro ficou sob responsabilidade de Lícia Siébra.

É a Malungo Produções cumprindo seu papel de identificar e divulgar as riquezas da arte e da cultura que surgem nas comunidades rurais do nosso Estado.