sexta-feira, 23 de abril de 2010

Malungo Produções promove apresentação dos Irmãos Aniceto em Ponta da Serra


Teve início no dia 21 a Programação Cultural da Festa de S. José Operário na Ponta da Serra (Crato) com uma apresentação empolgante dos Irmãos Aniceto.


As bandas cabaçais são legitimas representantes de uma importante tradição musical, teatral e de dança do povo cearense, sendo que os Irmãos Aniceto merecem especial destaque nesse segmento.


A Associação MALUNGO de PRODUÇÕES Artísticas e Culturais prioriza nas suas ações as manifestações artísticase culturais históricas da nossa gente que, em muitos casos, surgem nas nossas comunidades rurais e pelo poder de impacto e qualidade inquestionável invandem os centros urbanos. Recentemente, os Irmãos Aniceto gravaram um DVD onde dialogam musicalmente com a Orquestra Eleazar de Carvalho no Teatro José de Alencar, em Fortaleza. Trata-se de um encontro entre os múltiplos universos da cultura cearense e a Associação MALUNGO de PRODUÇÕES Artísticas e Culturais atenta aos talentos regionais fez questão de incluir na programação cultural da Festa de S. José Operário 2010 a participação desses grandes guardiões do que há de melhor na nossa música, teatro e dança.


A programação se estenderá até o dia primeiro de maio com atrações artísticas e culturais todas as noites.



No alto Os Irmãos Aniceto na sua apresentação durante a abertura da Festa de S. José Operário 2010 em Ponta da Serra. (Foto Cicero Garcia)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Membros da Malungo Produções ministram oficinas que resultam em documentário protagonizado por Mestre da Cultura Popular Brasileira

Mestre Chico fotografado por Cícero Garcia.

Parte da equipe da Associação MALUNGO de PRODUÇÕES Artísticas e Culturais realizou uma série de oficinas promovidas pela Fundação Balceiro de Cultura Popular - Ponto de Cultura Memória das Tradições Juninas, cujo produto material foi o documentário de curta-metragem "Na Rua do Campo" que descreveu um pouco da vida e reconhecimento do talento do Mestre Chico Paes.

Francisco Paes de Castro, Mestre Chico Paes, nasceu em 23 de outubro de 1925 em uma comunidade rural do município de Assaré. De familia de músicos, Seu Chico aprendeu a tocar harmônica de oito baixos, conhecida popularmente como pé-de-bode, com apenas nove anos de idade e rapidamente começou a animar as noites sertanejas do Estado do Ceará ao lado de seu mestre, incentivador e pai, João Paes.

Mestre Chico Paes, pelos relevantes servidos prestados à cultura brasileira, recentemente, foi selecionado para receber o Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel do MinC (www.cultura.gov.br) e reconhecido oficialmente como Tesouro Vivo da Cultura cearense no V Encontro de Mestres do Mundo ocorrido na cidade de Limoeiro do Norte - CE (www.mestresdomundo.art.br/ ou www.secult.ce.gov.br).

As oficinas foram ministradas pelos seguintes membros da equipe Malungo Produções: Anyelle Brito (linguagem cinematográfica), Girlândia Vieira (fotografia), Karina Valdevino (Produção) e Rodrigo Brasil (edição).

O roteiro e a direção do documentário é de Cícero Garcia.

A oficina de roteiro ficou sob responsabilidade de Lícia Siébra.

É a Malungo Produções cumprindo seu papel de identificar e divulgar as riquezas da arte e da cultura que surgem nas comunidades rurais do nosso Estado.



quinta-feira, 15 de abril de 2010

Malungo Produções Coordena a Programação Cultural da Festa de S. José Operário em Ponta da Serra


Além das atrações já confirmadas haverá ainda rodas de capoeira, espaço aberto para improvisações artisticas e oficinas de hip-hop, fotografia digital e palestras sobre tradições juninas de responsabilidade da equipe Malungo Produções

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Membro da Associação MALUNGO de PRODUÇÕES Artísticas e Culturais tem projeto selecionado no Programa BNB de Cultura Edição 2010 - Parceria BNDES


Já se encontra em fase de execução o Projeto Os Penitentes do Genezaré: fé, cotidiano e tradição, do proponente Cícero Garcia, contemplado no Programa BNB de Cultura Edição 2010 - Parceria BNDES, na área de Artes Visuais.


O Projeto consta da publicação de um livro com fotos dos membros da Irmandade de Penitentes do Distrito do Genezaré, que dista aproximadamente 30km da sede do município de Assaré, nas suas práticas religiosas e ações cotidianas e tipicas de homens residentes em comunidades rurais sertanejas, objetivando identificar tensões entre a manutenção das tradições, das quais são guardiões, e as exigências contemporâneas nas comunidades rurais.


O livro será estruturado em três partes:


Na primeira delas haverá o prefácio do professor Océlio Teixeira da Universidade Regional do Cariri, especializado em religiosidade popular, e uma introdução, de autoria do proponente, na qual será historicizada a prática da penitência no cariri cearense e de que forma a Irmandade do Genezaré está inserida nesse contexto.

A segunda parte será reservada para as 40 (quarenta) fotografias que compõem o cerne do projeto. Na verdade, as fotografias revelarão os membros da Irmandade nas suas práticas religiosas e seculares, conforme observado acima.


Finalmente, haverá uma transcrição dos depoimentos dos membros da Irmandade colhidos simultaneamente ao registro fotográfico.


Além da publicação em questão, que será distribuida gratuitamente para todos os municípios do Cariri cearense, ocorrerão palestras em escolas públicas do município de Assaré e três exposições fotográficas itinerantes nas cidades de Assaré, Crato e Juazeiro do Norte, locais essses nos quais ocorrerá também o lançamento do livro.


As fotografias e os textos são de autoria do proponente do Projeto.


Vale salientar que o Projeto já em execução conta com o Patrocinio do Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal, além de parcerias com a Associação Malungo de Produções Artisticas e Culturais, Fundação Balceiro de Cultura Popular e Prefeitura Municipal de Assaré - Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.


A Malungo Produções acredita estar o Projeto Os Penitentes do Genezaré: fé, cotidiano e tradição plenamente de acordo com os seus objetivos institucionais.


Trata-se da valorização dos dizeres, saberes e fazeres dos habitantes das comunidades rurais do Estado do Ceará, através do mapeamento, registro e fruição dos seus conhecimentos e produções simbólicas utilizando para tanto expressões artísticas e/ou culturais dentre as quais as Artes Visuais merecem especial destaque.
Para verificação de todos os projetos contemplados no Programa BNB de Cultura Edição 2010 - Parceria BNDES acesse: www.bnb.gov.br/content/aplicacao/.../selecionados_artesvisuais2010.pdf

Na foto acima, membros da Irmandade de Penitentes do Genezaré em cerimonia religiosa na Capela daquela localidade na Sexta-feira Santa, dia 02.04.2010.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Malungo Produções em reportagem do Diário do Nordeste (21.02.2010)





Poemas de Patativa inspiram produção cinematográfica
(Antonio Vicelmo - Repórter)


"O Casamento de Corisco e Dadá, em noite de São João", segundo o secretário de Cultura de Assaré, Marcos Salmo, é um curta-metragem de ficção, que traz elementos diferenciados da cultura popular nordestina. Todas as falas do personagens foram elaborados em forma de poesia, com a colaboração do poeta Geraldo Gonçalves, sobrinho de Patativa. Salmo ressalta que o casamento tem sua base sedimentada nas características do cangaço, não identificando os cangaceiros como heróis ou vilões do sertão, mas enfatizando a contribuição cultural do Cangaço para a cultura nordestina e cearense. A produção lembra que o casamento acontece na década de 30, no período da colheita, começando da noite de São João e terminando com a cerimônia do casamento na noite de Santo festivo, onde aparecem todas as místicas e superstições envoltas na cerimônia de matrimônio nessa época.

OPORTUNIDADE

O Elenco é formado por atores da região

O filme tem cenas gravadas na cidade de Assaré e nas comunidades de Inhumas e Estiva, ambas no município de Santana do Cariri e na Ponta da Serra, Distrito de Crato. No elenco, apenas atores locais, e será reproduzido em mídia digital. A sua distribuição será gratuita, para escolas e associações comunitárias com fins culturais. Vinte por cento é destinado à Secretaria de Cultura do Ceará, apoiadora do projeto.A distribuição do produto final do projeto, de acordo com o secretário de Cultura de Assaré, Marcos Salmo, será feita de forma orientada para que os professores trabalhem o curta, focados nas discussões da contribuição cultural do Cangaço, na importância da preservação do patrimônio imaterial e nas tradições juninas.Ficha técnicaO filme é inspirado na pesquisa de Eugênio Oliveira, texto de Marcos Salmo e Geraldo Gonçalves, roteiro e direção: Marcos Salmo. O elenco conta com os atores e atrizes: Felipe Lira, Vanessa Silva, Pedro César, Thanani Braga, Zé Airton, Paulo Henrique, Welligton Gonçalves, Eugenio Oliveira, Karina Duran, dentre tantos atores. O diretor, Cícero Garcia, ressalta que toda essa equipe é do município de Assaré.

O filme tem na produção audiovisual a equipe da "Malungo Produções Audiovisuais", equipe de jovens formados no Projeto Verde Vida e que hoje utilizam os conhecimentos adquiridos na produção audiovisual do Cariri. Toda essa produção é uma realização da Fundação Balceiro de Cultura Popular, que tem a frente da instituição as senhoras Cidinha Oliveira e Thanani Maria, instituição que há mais de dez anos vem promovendo a cultura no Estado do Ceará, uma de suas ações mais conhecidas é o grupo junino Arraiá do Patativa.

Para ver a reportagem completa e mais fotos acesse: http://www.diariodonordeste.com.br/materia.asp?codigo=738290

segunda-feira, 5 de abril de 2010

NOSSOS PERFIS

Thales Moreira

Cicero Garcia
Além de professor, desde janeiro de 2009 é assessor técnico da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Assaré. É também membro da Academia de Poesia Popular Patativa do Assaré e da Fundação Balceiro de Cultura. Adotou a escrita, o cinema e a fotografia como formas de expressar sua maneira de perceber a realidade e veículos de divulgação das suas sensibilidades.



Rodrigo Brasil
Hábil em edição de vídeos. Com uma personalidade forte é cheio de sinceridade. Adaptado as funções de direção e manuseio de câmeras filmadoras.


Elaine Aquino


Karina Valdevino
Diogo Brasil


Paloma Lopes


Anyelle Brito

Manuseia com muito facilidade equipamentos de registro áudiovisual e possui uma leitura bastante peculiar dos movimentos e cores que devem ser captados. Reconhecida pelo rigor profissional e extrema seriedade no ambiente profissional.



Girlândia Vieira


Fotógrafa com grande capacidade técnica e incrível sensibilidade. Perfeitamente identificada com os elementos movéis e imóveis da natureza e aspectos paisagísticos dos ambientes rurais e espaços periféricos dos grandes centros urbanos.